O nome Jeremias, do hebraico “Yirmeyahu”, aparentemente significa “O Senhor Estabelece”.
Data: Cerca de 626 – 586
a.C. (40 anos).
Autor: Jeremias
Características
Especiais:
Jeremias é o maior livro da Bíblia,
por conter mais palavras que qualquer outro, Jeremias era conhecido como Profeta Chorão. Embora vários capítulos tenham
sido escritos, sobretudo em prosa (cap. 7; 11; 16; 19; 21; 24 – 29; 32 – 45),
incluindo-se o apêndice (cap. 52), a maioria das seções tem forma predominante
poética. Nenhuma parte das Escrituras é tão elevada e lírica quanto a que se
acha na poesia de Jeremias. A repetição poética era usada por Jeremias com
habilidade ímpar (4.23-26; 51.20-23). Ele entendia a eficácia de repetir várias
vezes uma expressão marcante. Um exemplo é “guerra, fome e peste”, que se acha
em 15 versículos (14.12; 21.7,9; 24.10; 27.8,13; 29.17,18; 32.24,36; 34.17;
38.2; 42.17,22; 44.13).Assim como Ezequiel, Jeremias muitas vezes recebeu de
Deus a ordem de empregar o simbolismo para dramatizar sua mensagem: um cinto
podre e inútil (13.1-11), um vaso de barro quebrado (19.1-12), um jugo feito de
cordas e madeira (27), pedras grandes num pavimento de tijolos (43.8-9). Valor
simbólico há também nas ordens dadas pelo Senhor para que Jeremias não se
casasse nem criasse filhos (16.1-4), não entrasse numa casa em que houvesse
refeição fúnebre ou festa (16.5-9) e comprasse um campo na sua cidade natal,
Anatote (32.6-15). Semelhantemente, o Senhor empregava recursos visuais para
transmitir a Jeremias a sua mensagem: o barro do oleiro (18.1-10), duas cestas
de figos (24).
Data e local em que o livro de
Jeremias foi escrito...
O livro foi escrito entre 627 a
580 a. C. O ministério de Jeremias teve início no reinado de Josias e
prosseguiram em Jerusalém durante os 18 anos de reforma e os 22 anos de colapso
nacional. Forçado a ir para o Egito com os rebeldes, profetizou ali 5 anos(44.8).
Resumo:
Jeremias nasceu aproximadamente em 647 a.C., na
cidade benjamita de Anatote, terra da família sacerdotal de Abiatar (1 Rs
2.26), localizada a 5 Km a nordeste de Jerusalém. Era filho de Hilquias,
sacerdote no período da reforma do rei Josias e bisavô de Esdras (Ed 1.1). Jeremias viveu o período trágico em que se
preparou e consumou a destruição do reino de Judá. Primeiro viveu a reforma do
rei Josias, que deu tanta esperança ao povo, mas experimentou também a
reviravolta provocada pela expansão do império caldeu, com Nabucodonosor, que
impôs seu domínio à Palestina e, no final de muitas intrigras, acaba destruindo
Jerusalém (e o Templo!) e deportando os seus habitantes. Jeremias presenciou a
deportação, mas ficou em Jerusalém. Por causa de inimizades, teve que fugir par
ao Egito e provavelmente foi lá que ele morreu.
Jeremias iniciou o seu ministério
profético quando ainda possuía cerca de vinte anos.
Proposito da mensagem:
Jeremias sempre teve consciência do chamado
que o Senhor lhe fizera (1.5; 15.19) para ser profeta. Nessa condição,
proclamou palavras do próprio Deus (19.2) e, portanto de cumprimento inevitável
(28.9; 32.24). Jeremias tinha absoluto desprezo pelos falsos profetas, como
Hananias e Semaías, que anunciavam livramento, paz e prosperidade para o povo
judeu (14.11-16; 23.9-40; 28.1-7). Por ser minoria, Jeremias foi acusado de ser
falso profeta e, às vezes, parecia suspeitar de que a acusação era verdadeira
(20.7-10). Ele argumentou que seria um ato de dolo da parte de Deus deixar a
profecia falsa ser transmitida em seu nome e não castigar o mentiroso, pois o
povo não possuía meios de determinar o verdadeiro porta-voz. Em resposta, o
Senhor repreendeu Jeremias, chamando-o ao arrependimento e ao serviço fiel e
prometendo segurança contra os inimigos (15.15-21).
Tema: o Juízo Divino e
inevitável de Judá
ESBOÇO DE JEREMIAS
I. O chamado de Jeremias 1.1-9
II. Coleção de discursos 2.1-33.26
II. Coleção de discursos 2.1-33.26
Primeiro oráculos 2.1-6.30
Sermão do templo e abusos no culto 7.1-8.3
Assuntos diversos 8.4-10.25
Eventos na vida de Jeremias 11.1-13.27
Seca e outras catástrofes 14.1-15.21
Advertência e promessas 16.1-17.18
A santificação do sábado 17.19-27
Lições do oleiro 18.1-20.18
Oráculos contra leis, profetas e povo 21.1-24.10
O exílio babilônico 25.1-29.32
O livro de consolação 30.1-35.19
Sermão do templo e abusos no culto 7.1-8.3
Assuntos diversos 8.4-10.25
Eventos na vida de Jeremias 11.1-13.27
Seca e outras catástrofes 14.1-15.21
Advertência e promessas 16.1-17.18
A santificação do sábado 17.19-27
Lições do oleiro 18.1-20.18
Oráculos contra leis, profetas e povo 21.1-24.10
O exílio babilônico 25.1-29.32
O livro de consolação 30.1-35.19
III. Apêndice histórico 34.1-35.19
Advertência a Zedequias 34.1-7
Revogada a libertação de escravos 34.8-22
O exemplo dos recabitas 35.1-19
Revogada a libertação de escravos 34.8-22
O exemplo dos recabitas 35.1-19
IV. Julgamentos e sofrimentos de
Jeremias 36.1-45.5
Jeoaquim e os rolos 36.1-32
Cerco e queda de Jerusalém 37.1-40.6
Gedalias e o seu assassinato 40.7-41.18
A fuga para o Egito 42.1-43.7
Jeremias no Egito 43.8-44.30
Oráculos para Baruque 45.1-5
Cerco e queda de Jerusalém 37.1-40.6
Gedalias e o seu assassinato 40.7-41.18
A fuga para o Egito 42.1-43.7
Jeremias no Egito 43.8-44.30
Oráculos para Baruque 45.1-5
V. Oráculos contra nações
estrangeiras 46.1-51.64
Contra o Egito 46.1-28
Contra os filisteus 47.1-7
Contra Moabe 48.1-47
Contra os amonitas 49.1-6
Contra Edom 49.7-22
Contra Damasco 49.23-27
Contra Quedar e Hazor 49.28-33
Contra os filisteus 47.1-7
Contra Moabe 48.1-47
Contra os amonitas 49.1-6
Contra Edom 49.7-22
Contra Damasco 49.23-27
Contra Quedar e Hazor 49.28-33
Contra a Babilônia 50.1-3
VI. Apêndice histórico 52.1-34
O reinado de Zedequias 52.1-3
Cerco e queda de Jerusalém 52.4-27
Sumário de três deportações 52.28-30
Libertação de Joaquim 52.31-34
Cerco e queda de Jerusalém 52.4-27
Sumário de três deportações 52.28-30
Libertação de Joaquim 52.31-34
Fontes de Pesquisa:
- Bíblia de estudo DAKE
- Site : http://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Jeremias.html
Que Deus os abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário